Todos os negócios beneficiam do Marketing Digital. Hoje em dia, se um negócio quer ser encontrado e dar resposta às necessidades dos seus clientes precisa de estar online.Uma estratégia de marketing digital bem definida é essencial se pretende aumentar o seu volume de negócio, ganhar novos clientes e estabelecer relações fortes e duradouras com os seus atuais clientes.
O que é Marketing Digital?De forma resumida, o Marketing Digital é a ponte entre os negócios e os seus clientes. Segundo dados do Data Reportal, estima-se que em Janeiro de 2022, Portugal tinha 8,63 milhões de utilizadores de Internet. Portanto, faz sentido estar onde estão os seus clientes e com números tão elevados, o digital prova ser eficaz para todas as indústrias. Existem várias vertentes do marketing digital que podem ser exploradas e não é obrigatório que desenvolva todas. No entanto, é fundamental que identifique quais as vertentes que fazem sentido para o seu negócio para que possa construir uma presença online bem estabelecida, garantindo o sucesso nesta área. Pode comunicar com o seu público-alvo, e potenciais clientes, através de motores de pesquisa como o Google, por exemplo, recorrendo a uma estratégia de SEO. Pode estabelecer e reforçar a ligação com os seus clientes através das Redes Sociais. E ainda relacionar-se com eles através de E-mail Marketing. Com tantas opções, por vezes pode ser complicado perceber qual o caminho mais indicado para si e para as necessidades do seu negócio.
10 sinais de que precisa de ajuda com a sua estratégia de Marketing Digital:1. Falta-lhe direção e não tem um propósito definido. Ainda existem muitas empresas e negócios, que não têm uma estratégia de marketing digital. Ou se têm, os objetivos e metas não estão claramente definidos. É comum, principalmente em negócios de uma dimensão mais pequena, pensar-se que qualquer um consegue dar resposta aos desafios que o digital nós traz. No entanto, uma estratégia de marketing digital bem definida ocupa muito tempo e pode ser desafiante gerir o seu negócio e ainda tentar encarregar-se sozinho da estratégia. Ainda assim, é essencial estar presente online, e com um plano sério e consistente, se pretende aumentar o seu volume de negócio, ganhar novos clientes e estabelecer relações fortes e duradouras com os seus atuais clientes. 2. Não conhece a sua audiência nem a sua quota de mercado. Se não estiver atento ou não conhecer o mercado, pode achar que o seu negócio não tem procura suficiente que justifique montar uma forte presença online. No entanto, como já vimos anteriormente, todas as indústrias beneficiam de uma estratégia de Marketing Digital. É, por isso, essencial estar a par das tendências para conseguir perceber onde melhor posicionar o seu negócio. Outro aspeto fundamental a ter em conta é que as dinâmicas vão ser diferentes online e nos canais tradicionais. No digital, vão aparecer novos tipos de perfis de consumidor e diferentes comportamentos e é provável que também vá sentir com mais força os efeitos da concorrência. Ainda assim, não desanime, porque uma estratégia de marketing digital bem definida também lhe vai trazer mais oportunidades, novas propostas e mais opções para comunicar os seus produtos e serviços. 3. Os seus concorrentes estão a passar-lhe à frente. É natural que se não consegue dedicar tempo suficiente ao digital, possa sentir que os seus concorrentes lhe estão a passar à frente. Não basta ter uma estratégia de marketing digital bem definida, é preciso cumpri-la! E para isso é preciso estar “always-on”. O que é que isto quer dizer? De forma simplificada, “always-on” significa que temos que estar sempre ligados e atentos aos investimentos que fazemos em publicidade, pesquisa orgânica e produção de conteúdos. Só mantendo a consistência em todas as vertentes, podemos garantir resultados. 4. Não tem uma proposta de valor suficientemente forte. Já pensou no que é que tem de único para oferecer aos seus clientes? Um ponto fundamental da estratégia de marketing é definir qual é a sua proposta de valor. O que é que o seu negócio tem para dar às pessoas que os outros não têm? É esta proposta de valor que o vai ajudar a diferenciar o seu negócio dos seus concorrentes, bem como encorajar os atuais e potenciais clientes a manterem-se leais. 5. Não conhece o suficiente sobre os seus clientes online. Não é suficiente depender apenas de um método para medir o alcance online do seu negócio. Pode e deve combinar os dados que recebe do Google Analytics com os dados que recolhe nas redes sociais, por exemplo. Desta forma, vai conseguir desenvolver uma ideia mais detalhada do comportamento de quem o segue e com isso saberá orientar melhor o posicionamento online do seu negócio. 6. Não tem uma estratégia de marketing digital integrada com a sua estratégia de marketing tradicional. A estratégia de marketing digital não deve ser uma coisa isolada. Empurrar a estratégia digital para um canto é muitas vezes mais fácil, pois como já foi referido é algo que ocupa muito tempo, mas é menos eficiente. A estratégia de marketing digital funciona melhor se for integrada com a estratégia de marketing tradicional que provavelmente já terá estabelecido para o seu negócio. Os conteúdos online devem estar em conformidade com os seus conteúdos fora do online. E os valores da marca e a missão devem manter-se coerentes. 7. Não está a investir o suficiente no digital. É possível que não tenha tempo, ou conhecimentos, suficientes para estar sempre em cima dos acontecimentos e investir da melhor forma na sua estratégia de marketing digital. Desta forma, não consegue dar resposta a todos os desafios que a presença online da sua marca exige. O digital consome bastante tempo e pode também mostrar-se dispendioso se não soubermos investir no sítio certo. Por isso, pode ser benéfico para si e para o seu negócio considerar atribuir estas funções de gestão a uma agência. Na agência de marketing digital, encontrará profissionais que se vão dedicar a todas as questões que podem estar a fugir do seu controlo e dar-lhe espaço para atender a outros desafios do seu negócio. Também vão ser estes profissionais que o vão saber orientar da melhor forma em relação aos valores de investimento esperados e assim terá a segurança de que está a gastar dinheiro no sítio certo e terá retorno. 8. Está a desperdiçar tempo e dinheiro. Mesmo que tenha os recursos certos e esteja a investir com um bom orçamento, pode estar a alocar os seus esforços no sítio errado ou até a duplicá-los e a gastar mais do que era necessário. É frequente vermos grandes empresas que distribuem os seus recursos de marketing por vários departamentos ou recorrem a várias agências ao mesmo tempo para fazer coisas que muitas vezes acabam por ser repetidas. Encontre uma fórmula que o sirva a si, à sua equipa e ao seu negócio. Se for alocar os seus serviços de marketing a outra empresa, invista numa agência de marketing digital que reúna todos os serviços que procura para o seu negócio. Desta forma vai conseguir ter uma estratégia adaptada aos vários canais de comunicação e vai garantir que não está a desperdiçar recursos e dinheiro. Sabia que na Global Pixel temos profissionais aptos a gerir as redes sociais do seu negócio? 9. Não consegue estar “em cima do acontecimento” e acaba por ficar para trás. Não tem tempo para dar à sua estratégia de marketing digital a entrega que ela necessita? Sabemos que um plano de sucesso no digital implica muita pesquisa, produção, medição de resultados e otimização de conteúdos. E acredite, se não o está a fazer, os seus concorrentes provavelmente estão. Mantenha um olhar atento sobre a concorrência, procure ajuda e reúna esforços apostando nas vertentes que fazem sentido para o seu negócio. 10. Não está a otimizar os seus conteúdos. Montou a estratégia, produziu e publicou os conteúdos, mas nunca mais voltou para ver os resultados? Desta forma não vai conseguir compreender onde está a acertar ou em que aspetos pode melhorar a sua estratégia. Estabelecer uma forte presença online leva tempo e requer (muita) otimização de conteúdos. Se tem um site ou páginas nas redes sociais, já está a receber dados estatísticos sobre os seus conteúdos. Olhe para estes dados antes de decidir que passo dar a seguir. É importante perceber que o que funcionou hoje pode não funcionar amanhã, por isso deve ter sempre em consideração que a otimização é um processo longo e e deve estar sempre em movimento. Na Global Pixel, entregamos relatórios trimestrais para que possa estar a par do que se passa com os seus conteúdos e compreender os passos que são dados ao longo do caminho. Identificou-se com vários destes sinais? Não se preocupe. Ainda está a tempo de mudar e conseguir montar uma estratégia de marketing digital bem sucedida! Se o ritmo do seu dia a dia não lhe permite dedicar o tempo necessário a estas questões, fale connosco! Na Global Pixel, vamos definir a estratégia digital certa para si! Criamos conteúdos adaptados ao seu público e potenciamos os seus resultados, permitindo-lhe transformar seguidores em clientes. Agarre as oportunidades que o marketing digital tem para dar ao seu negócio!
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