Se ainda não tem um site professional, saiba que a sua empresa, pode estar a perder oportunidades de negócio valiosas! |
Segundo dados do Data Reportal, em janeiro de 2022, Portugal tinha 8,63 milhões de utilizadores de Internet, o correspondente a 85% da população portuguesa. O site profissional do seu negócio é a base da sua estratégia de Marketing Digital. É no seu site que vai compilar todas as informações sobre o seu negócio e serviços bem como, todos os conteúdos que visam atrair, educar, converter e manter os seus clientes. As pessoas procuram quase todas as suas dúvidas na Internet. Por isso, é importante ter um site profissional que reúna informação sobre a sua área de negócio e que seja relevante e útil para os utilizadores. A criação e manutenção dos conteúdos do seu site vai promover um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa e vai também contribuir para o maior reconhecimento e notoriedade da sua marca. Pode pensar se realmente vale a pena investir num site profissional para o seu negócio uma vez que, já está presente nas redes sociais. Porém, as redes sociais não são um substituto de um site profissional, por mais simples que o site possa ser. Ainda assim, funcionam como um ótimo complemento à sua estratégia de marketing digital. É muito comum vermos negócios que se focam apenas na criação de conteúdos para as páginas de Facebook e Instagram, por exemplo, e acabam por ignorar a criação de conteúdo para o seu site. Sim, a gestão de redes sociais é importante. No entanto, como já referimos, o site é a base da sua estratégia de marketing digital, pelo que deve priorizar a criação de conteúdos nessa plataforma e depois fazer uso dos outros canais de comunicação para partilhar e aumentar o alcance desse mesmo conteúdo. Saiba como podemos ajudar na Gestão de Redes Sociais do seu negócio! Outro aspeto importante a ter em conta é estar atento ao que o que os seus concorrentes estão a fazer. Eles têm um site profissional? Então, é ainda mais importante que estabeleça a sua presença online, pois se não estiver presente, a sua concorrência estará mais acessível aos consumidores.
Confira 7 razões pelas quais vale a pena investir num site profissional:1. Ajudar o seu negócio a ser encontrado no Google. Dados do Data Reportal de fevereiro de 2022, indicam que cerca de 94% das pesquisas dos utilizadores são feitas no Google. Ou seja, mesmo que venda os melhores produtos e disponibilize os melhores serviços, se o seu negócio não aparece nas pesquisas do Google, é quase como se a sua empresa não existisse. Ter um site profissional, com domínio próprio, vai ajudar o Google a encontrar o seu negócio quando alguém fizer uma pesquisa pelo nome da sua empresa ou pelos seus serviços. Para que tal aconteça, é necessário garantir que o site do seu negócio está otimizado ao nível de SEO e tem as palavras-chave da sua marca bem definidas e estruturadas. Na Global Pixel, utilizamos técnicas de SEO para otimizar o seu site. Saiba como! 2. Aumentar a credibilidade/reconhecimento da sua marca. Imagine o seguinte cenário. Precisa de encomendar um bolo para o aniversário da sua filha e, depois de fazer uma rápida pesquisa no Google, encontra duas opções: uma pastelaria com site próprio e outra que tem apenas um link para o Facebook. Qual das opções lhe parece mais confiável? É certo que as redes sociais são importantes, funcionam como um ótimo complemento para a sua estratégia de marketing digital e também são uma boa maneira de ser encontrado pelos consumidores. No entanto, um site profissional, bem estruturado, com conteúdo relevante e capaz de refletir a identidade do seu negócio, dá credibilidade e autoridade à sua marca. 3. Ajudar o seu negócio a atrair novos clientes. Mesmo que não venda os seus produtos/serviços online, o seu site funciona como uma porta aberta para receber os seus consumidores e potenciais clientes. É indiferente qual o tamanho do seu negócio ou o setor de atividade em que opera. Um site profissional e apelativo dá-lhe a oportunidade de ser encontrado por qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Pode ainda criar uma página de Google My Business para o seu negócio. Esta página vai ajudar a destacar o seu negócio através de um perfil público gratuito. É uma ótima opção para aparecer em pesquisas locais e atrair novos clientes. Saiba como destacar o seu negócio com o Google My Business! 4. Facilitar a relação com o seu público. Ainda que as redes sociais sejam uma ótima forma de manter um contacto próximo com o seu público, o site profissional da sua empresa também vai desempenhar um papel fundamental neste aspeto. É cada vez mais natural que com a quantidade de opções que existem no mercado os consumidores sintam necessidade de comparar vários serviços e vários preços, e o seu site funciona como uma ótima montra para o seu negócio. Nele pode incluir toda a informação sobre a sua marca e sobre os seus serviços bem como, adicionar testemunhos de outros clientes, formulários de contacto (para pedir orçamentos, fazer reservas, etc.), vídeos explicativos, perguntas e respostas, artigos, entre outros. São inúmeras as opções que pode adicionar ao seu site de modo a tornar a experiência do utilizador o mais satisfatória possível e conseguir convertê-lo em cliente. 5. Ótima forma de reunir informações sobre o seu público. Um site profissional é sem dúvida um investimento importante para o seu negócio. Além de ser uma ferramenta para dar a conhecer informações sobre a sua marca e serviços, um site bem otimizado e com ferramentas de análise integradas (como o Google Analytics, por exemplo), vai permitir-lhe recolher informação sobre o seu público. Poderá ficar a conhecer os seus gostos e necessidades e compreender qual a perceção que os seus clientes têm da sua marca e serviços. Através da informação recolhida vai conseguir aprimorar a sua estratégia e comunicar cada vez melhor com os seus clientes. 6. Promover o crescimento das vendas. Se o seu negócio tem um site, existe a probabilidade de ser encontrado pelos seus clientes e por potenciais clientes, que podem dar origem a novas vendas. Um site profissional dá uma maior visibilidade ao seu negócio e traz mais visitas para as suas páginas, onde deverá ter os conteúdos otimizados de maneira a que os contactos resultem em conversão. Mais visitas logo, mais pessoas potencialmente interessadas em comprar o que tem para vender. 7. O seu negócio pode estar aberto 24h por dia, 7 dias por semana. Com um site, os seus clientes podem visitar o seu negócio, ou entrar em contacto consigo, a qualquer hora, em qualquer dia e em qualquer lugar. No caso da venda direta de produtos, uma loja convencional limita o horário em que o seu negócio está aberto para receber os seus clientes. Mas, se tiver um site (neste caso, uma loja online) o seu negócio nunca fecha e os seus clientes podem comprar os seus produtos na data e hora que for mais conveniente para eles, sem sequer precisar de sair de casa. Convencido? Agora resta perceber que tipo de site responde melhor às necessidades da sua empresa.
Escolha o tipo de site certo para o seu negócio!Um site profissional é fundamental para o reconhecimento da sua marca. Mas não basta decidir-se por um site qualquer. É importante que o seu negócio tenha um site que o representa e serve da melhor forma possível. Conheça os vários tipos de site e decida qual o mais indicado para o ajudar a conquistar os seus objetivos. Site Institucional: É o tipo de site mais comum, usado pela maioria das empresas para apresentar o seu negócio de forma clara, simples e profissional. Num site institucional espera-se que sejam disponibilizadas todas as informações sobre a marca, incluindo história e valores, bem como, as caraterísticas dos produtos ou serviços que o seu negócio tem para oferecer. Site Dinâmico: Semelhante ao site institucional, mas permite-lhe fazer alterações constantes de forma rápida e fácil, de modo a conseguir manter as informações apresentadas no seu site o mais atualizadas possível. Além de apresentar também conteúdos institucionais, um site dinâmico poderá ter uma secção de blogue onde podem ser publicadas notícias e atualizações e deverá estar integrado com as redes sociais da empresa. Loja Online/E-Commerce: Este tipo de site é o indicado para si se quiser vender os seus produtos online. Através da loja online do seu negócio poderá ter os seus produtos e serviços à venda numa loja aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, disponível para todo o mundo. Uma loja online vai exigir uma manutenção atenta de forma a que toda a informação se mantenha atualizada. Descubra como pode ter total autonomia na gestão da sua loja online graças ao Gestor de Conteúdos! Site One-Page: Como o próprio nome indica, este tipo de site é composto apenas por uma página. Esta página única deverá ser composta por várias secções de informação sobre o seu negócio, tema ou serviço. Graças ao seu tamanho e formato, é provavelmente o tipo de site mais intuitivo e rápido de carregar. Ainda assim, é preciso ter atenção à quantidade de conteúdo a apresentar de modo a garantir que a página não se torna exaustiva para os utilizadores. Landing Page: Este tipo de site também pode ser chamado de página de destino e é mais utilizado quando se pretende chamar a atenção dos clientes para um determinado serviço ou ação específica. Por exemplo, preencher um formulário, descarregar um e-book, subscrever uma newsletter ou pedir informações. Pode utilizar os vários tipos de site acima indicados individualmente ou em conjunto, conforme as necessidades e objetivos específicos delineados para o seu negócio.
Dúvidas sobre qual será a melhor opção para o seu caso? Fale connosco! Na Global Pixel, temos uma equipa de profissionais especializados em oferecer as melhores soluções digitais que o podem aconselhar sobre o caminho certo para si e para o seu negócio!
Considerações finais:
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