Criar um site: 5 aspetos que deve considerar antes de começar!

Criar um site é um passo fundamental para a construção de um negócio online forte e bem sucedido, nos dias de hoje.

criar-um-site.jpg

 

Ao iniciar um projeto no digital, o seu primeiro passo deve ser criar um site, para que este possa ser a morada e a cara do seu negócio. O site do seu negócio funciona como cartão de visita e uma porta sempre aberta e disponível para receber os seus clientes.

É verdade que as redes sociais estão a ganhar força e a ocupar cada vez mais espaço na vida dos consumidores. São, sem dúvida, plataformas importantes para a promoção de um negócio e para a proximidade entre marcas e clientes.

Contudo, se pretende construir um negócio forte e bem sucedido no digital, não se deve limitar ao uso das redes sociais. As redes sociais são plataformas criadas por terceiros, que podem desaparecer de um dia para o outro e não devem ser usadas como base de um negócio.

Criar um site dá-lhe a segurança de ter todo o conteúdo sobre a sua empresa e dados dos seus clientes num local que lhe pertence e que não depende de fontes externas. Além do controlo, um site é também o que vai permitir que o seu negócio seja encontrado pelos motores de busca e vai ajudá-lo a fortalecer a credibilidade da sua marca.

Mesmo que o seu público-alvo esteja muito presente nas redes sociais, na hora da conversão, são os negócios com sites próprios que transmitem a confiança necessária para finalizar o processo de compra ou contratação de um serviço.

 

Porquê criar um site para a sua empresa?

 

Visibilidade e Credibilidade:

Um site é uma plataforma online onde as pessoas podem encontrar informações e aprender mais sobre a sua empresa. Ao criar um site para o seu negócio, vai aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair novos clientes.

Além disso, ter um site profissional e bem projetado vai contribuir para o aumento da credibilidade da sua empresa, mostrando aos seus potenciais clientes que o seu negócio é sério e confiável.

Comunicar e Analisar:

Criar um site é ter um local adequado para comunicar todas as informações pertinentes sobre a sua empresa, bem como abrir a porta a que potenciais clientes comuniquem consigo, através de um formulário de contacto, por exemplo.

É através do site do seu negócio que também vai conseguir saber mais sobre os seus visitantes e sobre a forma como eles interagem com o site. Através da análise de dados recolhidos com a integração de ferramentas de Analytics, vai conseguir otimizar a sua estratégia e ir ao encontro do que os seus clientes procuram.

Vender:

Um site pode ser usado para vender produtos ou serviços diretamente aos seus clientes, e também pode ser usado como ferramenta de marketing para gerar leads e até vender produtos diretamente, como é o caso das lojas online.

Acessibilidade:

Criar um site é ter a porta da sua empresa aberta 24 horas por dia, sete dias por semana. Isto permite que quem procura pelos seus produtos ou serviços o possa encontrar e saber mais informações sobre si, em qualquer momento.

Concorrência:

Hoje em dia é muito comum as empresas terem um site. Por isso, criar um site para a sua empresa permite-lhe competir no mesmo nível que os seus concorrentes.

 

5 aspetos a considerar antes de criar um site

 

1. Objetivo do site:

Não basta criar um site e só depois decidir o que fazer com ele.

Antes de criar um site, deve definir objetivos, decidir o tipo de site adequado às suas necessidades e pensar numa estratégia para a arquitetura dos conteúdos a incluir em cada página.

Criar um e-commerce, por exemplo, é diferente de criar um site institucional. Por isso, além dos objetivos, deve definir também a abordagem que terá quando comunicar através do site (formal, informal, educacional, informativa, comercial, etc.).

 

2. Público-alvo:

À semelhança dos objetivos, o público-alvo também deve ficar bem definido antes de avançar com a criação do site. É fundamental que saiba quem são as pessoas que deseja impactar com o seu site, assim como o que deseja que façam quando estão no site.

 

3. Estrutura do site e conteúdos:

É importante que o seu site tenha um design atrativo e intuitivo, de maneira a facilitar a navegação, sem confusões e sem ser pesado e cansativo. O aspeto visual é o que vai captar a atenção do utilizador e por isso, deve estar de acordo com a identidade da sua empresa, de forma a reforçar a marca. Também deve ser fácil de usar, com soluções intuitivas, adaptadas aos vários dispositivos.

O utilizador deve ser conduzido intuitivamente pelo seu site e perceber o que é esperado que faça em cada página.

Construa um site com web design responsivo com a ajuda da nossa equipa de profissionais!

 

4. Otimização dos conteúdos:

Não chega ter um site bonito, é importante considerar e aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o seu site é facilmente encontrado por quem o procura. Por isso, prepare-se para produzir conteúdo relevante e original, de forma consistente.

 

5. Alojamento e registo de domínio:

Não se esqueça que vai precisar de escolher um parceiro de alojamento para poder colocar o seu site num servidor web e terá também de registar o domínio do seu site.

Saiba como escolher o seu parceiro de alojamento!

 

Além dos 5 aspetos enumerados anteriormente, também é importante garantir:

 

Responsividade: Certifique-se de que o seu site é responsivo e se adapta a diferentes tamanhos de tela, de maneira a garantir que os visitantes possam aceder com facilidade através de qualquer dispositivo.

Sabia que na Global Pixel criamos sites com gestor de conteúdos e web design responsivo que lhe permitem, com toda a autonomia, atualizar os seus conteúdos sem depender de terceiros e ter um site que se adapta a vários dispositivos?

Segurança: É importante garantir que o seu site está protegido contra ameaças cibernéticas, como ataques de hackers e roubo de informações, suas e dos seus clientes.

Análise de dados: Considere incluir ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, por exemplo, para monitorizar o desempenho do seu site e entender o comportamento dos utilizadores que o visitam.

Integração com as redes sociais: Se fizer sentido para a sua área de negócio, pode incluir botões de partilha e integrar os conteúdos do seu site com as páginas de redes sociais do seu negócio. Deste modo, vai permitir que os seus clientes partilhem conteúdo do seu site e possam ter um contacto direto com a sua empresa através das redes sociais.

Pode ainda criar estratégias para divulgar o seu site através destas plataformas. Como já vimos, as redes sociais são uma ótima ferramenta para comunicar diretamente com o seu público e promover a sua empresa.

Sabia que na Global Pixel temos profissionais aptos a gerir as redes sociais do seu negócio?

Manutenção: Garanta que possui o tempo e os recursos necessários para manter e atualizar o seu site regularmente, para ter a certeza que ele está a funcionar de forma correta e contém informações atuais sobre a sua empresa e a sua área de negócio.

 


Na Global Pixel, temos uma equipa especializada na criação de sites profissionais, pronta para o ajudar em todo o processo, desde a ideia até à concretização e entrega do projeto. Com mais de 15 anos de experiência no mercado e centenas de projetos online, criamos sites que fazem a diferença e potenciam ao máximo o seu negócio!

Precisa de criar um site para a sua empresa?

 

FALE CONNOSCO
Voltar

Também poderá gostar

Chat
Bem-vindo à Global Pixel! Podemos ajudar?
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.