Criar uma loja online é a solução ideal para uma empresa que procure expandir o seu negócio, alcançar novos públicos e aumentar o volume de vendas. Saiba que aspetos deve ter em conta antes de começar! |
Uma loja online, ou e-commerce, é um site desenvolvido para vender produtos diretamente pela Internet. Esta é uma opção cómoda e eficaz para todos os utilizadores que desejam adquirir produtos sem precisar de sair de casa ou sem o incómodo de se deslocar a várias lojas em busca do artigo certo. Entre as lojas físicas, a concorrência é grande. Ainda assim, entre as lojas online, o cenário consegue ser um pouco mais desafiante, uma vez que no online não existem limites para o raio de alcance da sua loja. É verdade que, ao criar uma loja online, irá expandir o seu negócio e atingir potenciais clientes de outras áreas geográficas, mas os concorrentes também serão em maior escala. Criar uma loja online é uma ótima forma de expandir o seu negócio e alcançar um público mais amplo. No entanto, planear e implementar uma loja online de sucesso requer muita consideração. É importante, entre outros aspetos, definir qual é o seu público-alvo, criar uma estratégia de marketing eficaz, projetar uma loja online atraente e de fácil navegação e implementar um serviço de apoio ao cliente eficiente.
8 aspetos a considerar antes de criar uma loja online:
1. Conheça o mercadoFaça pesquisa de mercado e analise os seus concorrentes. Entenda o seu público-alvo e o mercado em que está a querer entrar. Identifique os seus concorrentes, veja o que estão a fazer bem e o que estão a fazer que podia ser melhorado. Veja quais os preços praticados, as condições de entrega disponibilizadas e a forma como são apresentados os produtos. A ideia não é copiar, é fazer melhor. Se perceber os pontos fracos e os pontos fortes da sua concorrência poderá criar um serviço melhor, capaz de atrair e fidelizar clientes. Pegue nestas informações e defina qual o seu papel e como é que a sua loja online vai preencher as lacunas existentes no mercado atual.
2. Crie um plano de negóciosDefina os objetivos, estratégias e metas que pretende para a sua loja online. Isto inclui pontos como estratégias de marketing, projeções financeiras e planos de expansão. Tenha um bom planeamento financeiro, que inclua uma previsão de gastos, investimentos e lucros, para que possa garantir a viabilidade e rentabilidade da sua loja online. Com o planeamento adequado e a implementação de boas práticas, estará no caminho certo para ter uma loja online de sucesso. Não se esqueça de medir e analisar o desempenho da sua loja com alguma regularidade e fazer os ajustes necessários para que a sua estratégia se mantenha atual.
3. Venda os produtos certosNão tente vender tudo! Opte por concentrar os seus esforços num nicho de mercado que seja do seu interesse ou sobre o qual tenha conhecimento. Isto vai ajudá-lo a estar mais focado num grupo específico de clientes e será mais fácil de posicionar o seu negócio. É importante selecionar os produtos certos para vender na sua loja online, bem como garantir disponibilidade de stock em tempo útil. Garanta também que os seus produtos cumprem as expetativas de qualidade dos seus clientes através da escolha de fornecedores de confiança. Siga as tendências de mercado para se manter sempre atualizado sobre as novidades do seu setor, de modo a oferecer aos seus clientes os melhores produtos e serviços.
4. Garanta a segurança da sua loja e dos seus clientesConheça as leis e regulamentações que se aplicam ao seu negócio, especialmente em relação à venda de produtos online e às informações pessoais dos clientes. É importante ter uma boa compreensão das normas e regulamentos aplicáveis à sua loja online, como as leis de privacidade e comércio eletrónico. Também é fundamental garantir que a sua loja estará segura e protegida contra ameaças cibernéticas, como ataques de hackers e roubo de informações dos clientes. Ao proporcionar uma experiência de comprar segura, além de conquistar a confiança dos clientes, está também a proteger a sua empresa.
5. Decida entre um marketplace ou uma loja online própriaÉ fundamental decidir onde vai vender os seus produtos. Pode optar por criar uma loja online própria ou então, carregar os seus produtos num marketplace, uma plataforma que reúne vários lojistas. No marketplace, encontra soluções prontas ao nível de layouts, pagamentos e envio dos produtos. A plataforma também traz exposição e fluxo de clientes para o seu negócio. No entanto, estará a competir diretamente, no mesmo site, com outros negócios, poderá ter que pagar comissões sobre cada venda que fizer e o seu negócio estará dependente de uma plataforma que não lhe pertence. Se optar pela criação de uma loja online própria, terá controlo total sobre o seu negócio, será capaz de criar uma base de dados dos seus clientes e não está sujeito a comissões sobre as vendas que fizer. Claro que ao ter a sua própria loja online, fica responsável por toda a parte de investimento na criação da loja, meios de pagamento e estruturação das entregas. Ainda assim, terá todo o controlo sobre o seu negócio e estará mais seguro porque sabe que não está a depender de plataformas externas à sua empresa. Independentemente de qual for a sua escolha, os meios de pagamento devem ser adequados ao mercado em que a sua loja está inserida e deve garantir um serviço de apoio ao cliente eficiente. Considere ainda a experiência do utilizador. A sua loja deve ser fácil de usar, com um design atraente, intuitivo e de fácil navegação. Isto ajudará a garantir que os clientes possam encontrar facilmente o que estão à procura e consigam realizar as suas compras com facilidade.
6. Aposte no marketing digital para aparecer organicamenteÉ importante investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que a sua loja online aparece nas primeiras posições dos resultados de pesquisa dos principais motores de busca tipo Google. Isto vai contribuir para o aumento de visibilidade e de tráfego para a sua loja, que pode resultar em mais vendas, sem gastar dinheiro em anúncios. Tenha um design atraente e fácil de navegar, que inclua ótimas fotos e descrições detalhadas dos produtos. Considere criar um blog para a sua loja online, onde escreve sobre os produtos que vende. Isto vai ajudar a posicionar organicamente a sua loja para os produtos de interesse. Saiba como a Global Pixel o pode ajudar a melhorar o desempenho orgânico da sua loja online!
7. Considere investimentos em tráfego pagoTambém pode ser importante investir em publicidade online para atrair novos clientes e aumentar o reconhecimento da sua marca. Podem existir aspetos para os quais o tráfego orgânico não seja suficiente para dar um lugar de destaque ao seu negócio. Nestes casos, pode considerar investimentos em anúncios, como campanhas de shopping no Google Ads, por exemplo, para atrair trair tráfego para a sua loja. Ainda assim, nunca descuide a otimização orgânica da sua loja online. De nada adianta atrair visitantes se eles não conseguem encontrar o que procuram ou concluir uma compra com facilidade. Dito isto, os anúncios devem funcionar como um complemento à sua estratégia e não ser a base da mesma.
8. Use as redes sociais a seu favorÉ importante criar uma presença forte nas redes sociais e manter uma boa comunicação com os clientes, respondendo às suas dúvidas e comentários. Este aspeto também vai contribuir para construir uma boa reputação e fidelizar os seus clientes. Além disso, as redes sociais podem ser uma fonte de tráfego valiosa para a sua loja online ou até mesmo servir como um novo canal de venda para o seu negócio. Sabia que na Global Pixel temos profissionais aptos a gerir as redes sociais do seu negócio?
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