Marketing Digital: 7 benefícios para o seu negócio!

O Marketing Digital é a ponte entre o seu negócio e os seus clientes. É o processo de atrair novos clientes e ser capaz de identificar, antecipar e satisfazer as necessidades e desejos de quem procura o que tem para oferecer.

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Para tal, tem à sua disposição vários canais digitais que permitem chegar à comunicação com uma audiência específica. Alguns exemplos desses canais são os motores de busca, as páginas de redes sociais e o e-mail marketing.

Todos os negócios, independentemente do tamanho ou da indústria, precisam e beneficiam de uma estratégia de marketing digital. Não está convencido?

Conheça 7 benefícios que o marketing digital tem para oferecer ao seu negócio:

1. Maior acessibilidade financeira

O marketing digital é consideravelmente mais acessível em termos monetários do que outras formas de marketing. Claro que os preços variam em larga escala consoante a estratégia adotada, mas os custos em publicidade, por exemplo, tendem a ser mais baixos no digital que noutras vertentes do marketing.

Graças à maior acessibilidade, o marketing digital deu às pequenas e médias empresas a possibilidade de competir com as grandes empresas do mercado. Por exemplo, as campanhas de anúncios no Facebook Ads possuem ferramentas que lhe permitem destacar uma publicação investindo muito menos do que na impressão de panfletos. Além disso, no Facebook Ads consegue segmentar os seus anúncios para aparecer apenas a um público definido por si.

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2. Fácil acesso a dispositivos móveis

Segundo dados do Data Reportal, estima-se que, no início de 2022, existiam 16,07 milhões de conexões móveis em Portugal. Estes dados dizem-nos que é raro encontrar alguém que não tenha um telemóvel nas mãos, que provavelmente é também terá acesso à Internet.

Saber que é muito provável que o seu público esteja online num dispositivo móvel, abre a porta a diversas oportunidades de negócio, bem como, mais visibilidade e proximidade da sua audiência.

Graças aos dados de localização que os smartphones recolhem, pode ainda optar por segmentar o seu público com base na sua posição geográfica e em diferentes horários. Por exemplo, pode mostrar um anúncio do seu restaurante a pessoas num raio de 5 km, perto do horário normal de almoço.

A otimização do seu conteúdo para motores de pesquisa também é um passo essencial se quer aparecer quando os potenciais clientes procuram pelo seu produto ou serviço. Muitas vezes precisamos de algo que satisfaça uma necessidade naquele momento e os primeiros resultados de pesquisa vão ser certamente os escolhidos. E ao contrário do que se pensava, já não basta pagar para aparecer, o conteúdo que estamos a oferecer também precisa de ser relevante e útil para responder aos desejos da audiência.

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3. Mais flexibilidade e opções multimédia

O marketing digital abre-lhe um leque de possibilidades criativas e de diferentes estratégias para apresentar o seu negócio ou os seus produtos. E-mail marketing, marketing de conteúdo e publicações nas redes sociais são apenas algumas das opções.

Os consumidores tendem a preferir materiais compostos por vários tipos de conteúdo, principalmente se for interativo. Imagens coloridas, clips de vídeo e ficheiros de áudio costumam ser alguns dos favoritos do público. Normalmente, estes tipos de conteúdo são também encorajados pelas próprias plataformas que escolhem mostrar à audiência conteúdo que se destaque no meio do feed ou da página de resultados de um motor de busca. Incorporar todos estes elementos na sua estratégia de marketing digital é bem mais fácil do que em qualquer outro tipo de publicidade.

Outra grande vantagem do marketing digital é a flexibilidade que existe para testar conteúdos e pausar campanhas que não estejam com boa performance em tempo real.

 

4. Oportunidade para aumentar as vendas

Atualmente, muitos consumidores fazem quase a totalidade das suas compras online. Graças às ferramentas de marketing digital, consegue apelar diretamente a estas pessoas e expandir o alcance do seu negócio. Esta expansão poderá traduzir-se num aumento de vendas ou em maior reconhecimento e notoriedade para o seu negócio.

 

5. Maior Interatividade/Engagement

O marketing digital dá-nos a possibilidade de comunicar diretamente com o nosso público-alvo, e com potenciais clientes, através de comentários, mensagens, reviews e publicações nas redes sociais. Este contacto direto entre marca e cliente mostra aos consumidores que a marca se preocupa com eles e com o que eles têm para dizer, levando-os a sentirem-se respeitados e parte da comunidade.

Pode também aproveitar a facilidade de comunicação entre si e o seu público para dar resposta a pedidos de apoio e criticas. Esta prática vai transmitir confiança à sua audiência, que provavelmente irá voltar para consultar os seus serviços ou para fazer uma nova compra.

É essencial fortalecer este tipo de relação com os seus clientes e seguidores, uma vez que também é graças a ela que conseguirá reunir informação valiosa sobre o comportamento e os interesses da sua audiência.

 

6. Acompanhamento e medição de resultados

Além de ser possível comunicar diretamente com os consumidores, também é possível acompanhar o seu comportamento e atividade. Existem várias ferramentas, como o Google Analytics ou os insights do Facebook, que nos entregam relatórios detalhados da atividade dos nossos visitantes e seguidores. Podemos analisar e ver que conteúdos são mais eficazes e que anúncio é que os consumidores viram antes de efetuar uma compra, por exemplo. O acesso a estes dados e a sua análise são fundamentais para medir o sucesso dos seus conteúdos e conseguir identificar pontos a melhorar na sua estratégia de marketing digital.

Se tem um website, analisar as estatísticas que as ferramentas lhe dão é essencial e é uma das melhores formas de compreender o seu público. Através desta análise vai poder ver como é que encontraram o seu site e o percurso que fizeram dentro dele. Esta é apenas mais uma das formas que lhe permitem ter conhecimento do que está ou não a resultar no seu negócio e de que maneira pode melhorar.

Já leu este artigo? “A importância de investir num site profissional”.

 

7. Estabelecer autoridade

O marketing digital permite-lhe estar sempre em cima do acontecimento e comentar facilmente os problemas e controvérsias que vão acontecendo relacionados com os produtos ou serviços que disponibiliza. Esta é uma oportunidade para se estabelecer como uma figura de autoridade nestes assuntos e mostrar ao seu público que pode confiar em si e voltar para mais informação e, quem sabe, fazer uma compra.


Ficou curioso e com vontade de investir mais, mas o ritmo do seu dia a dia não lhe permite dedicar o tempo necessário que uma estratégia de marketing digital exige?

Na Global Pixel, vamos definir a estratégia digital certa para o seu negócio! Temos uma equipa de profissionais disponíveis para o ajudar desde a criação e alojamento do seu website à gestão e publicidade nas redes sociais. Criamos conteúdos adaptados ao seu público e potenciamos os seus resultados, permitindo-lhe transformar seguidores em clientes.

Agarre as oportunidades que o digital tem para dar ao seu negócio!

 

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