Vamos falar sobre Google My Business

Descubra neste artigo como é que um perfil de Google My Business pode ajudar a posicionar o seu negócio.

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Dados do Data Reportal, referentes aos primeiros meses de 2022, indicam que 85% da população portuguesa utiliza a Internet. E são também os mesmos dados que nos dizem que cerca de 94% das pesquisas dos utilizadores são feitas no Google. Ou seja, mesmo que venda os melhores produtos e disponibilize os melhores serviços, se o seu negócio não aparece nas pesquisas do Google, é quase como se não existisse.

Mas não basta aparecer nas pesquisas, é preciso aparecer numa posição de destaque para que o seu negócio seja o escolhido pelos utilizadores entre os vários negócios concorrentes. E é neste aspeto que o Google My Business mostra ser uma mais valia para os negócios, principalmente a nível local.

O que é o Google My Business?

O Google My Business, também conhecido como Google Meu Negócio ou perfil de empresa no Google, é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Graças a esta ferramenta, pode dar um maior destaque ao seu negócio nos resultados de pesquisa, através da criação de um perfil de empresa que será público.

De acordo com o estudo realizado em 2019 pela Databox, o Google My Business é o segundo canal de marketing mais importante para negócios, principalmente negócios locais.

O perfil de empresa no Google vai ser composto por várias informações que caraterizam o seu negócio, tais como:

  • Nome;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Contacto telefónico (através do qual o cliente poderá fazer uma chamada direta);
  • Localização (que inclui a área de atuação do seu negócio e a morada, que será depois apresentada no Google Maps);
  • Produtos e/ou serviços disponibilizados.

Deve ainda indicar a que categoria pertence o seu negócio e pode adicionar uma descrição, fotos, ofertas, eventos e outras atualizações para que os seus clientes tenham acesso a mais informações e novidades sobre o seu negócio. As fotos, por exemplo, são uma ótima forma de gerar um maior número de cliques, chamadas e pedidos.

O Google My Business é uma oportunidade gratuita para mostrar aos seus clientes o que torna o seu negócio único e porque é que o devem escolher em detrimento das outras opções disponíveis no mercado.

Além de dar um lugar de destaque ao seu negócio nos resultados de pesquisa, o seu perfil de empresa no Google My Business permite aos utilizadores uma fácil interação com a sua marca. Rapidamente, os utilizadores, conseguem aceder ao seu site, fazer uma chamada, enviar uma mensagem, ficar a par das novidades e ainda deixar uma opinião sobre a sua experiência com o negócio, produto ou serviço. Esta avaliação é feita de 1 a 5 estrelas, e quanto melhor for a pontuação do seu negócio, melhor será a sua posição em relação aos seus concorrentes.

Os comentários e avaliações são uma ótima oportunidade para fortalecer a relação entre marca e cliente, pelo que nunca deve deixar os comentários sem resposta, principalmente se forem comentários negativos. Responder a comentários e críticas negativas vai demonstrar humildade e vontade de fazer melhor. É algo que humaniza o seu negócio e é muito valorizado pelos clientes.

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Na imagem acima pode ver um exemplo de perfil de empresa no Google My Business, neste caso é o perfil da Global Pixel, na versão que aparece quando pesquisamos em computador. A versão mobile contém as mesmas informações, mas não é tão extensa.

Vantagens do Google My Business

Criar um perfil de Google My Business para o seu negócio dá-lhe inúmeras vantagens.

É graças ao Google My Business que o seu negócio passa a aparecer facilmente nos resultados de pesquisa do Google e também do Google Maps. Também mostra ser uma ótima oportunidade para gerir a relação direta que tem com os seus clientes, através da publicação de informações sobre o seu negócio e também de promoções, fotografias, eventos, novidades, entre outras opções.

Além destes pontos, destaca-se ainda a possibilidade de um contacto mais fácil, direto e prático com os seus clientes. Estes podem ligar, mandar mensagem, deixar a sua opinião e conseguir respostas quase imediatas, tudo através do seu perfil de Google My Business.

Simplificando, o Google My Business permite-lhe:

  • Posicionar o seu negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google e Google Maps;
  • Aumentar a visibilidade, pois surge em maior destaque;
  • Realçar informações importantes sobre o seu negócio;
  • Alcançar mais tráfego para o seu site;
  • Atrair mais pessoas para a sua loja física/escritório, caso o tenha;
  • Manter os seus clientes e potenciais clientes informados, mesmo que não acompanhem as suas redes sociais, por exemplo;
  • Promover a interação dos utilizadores com o seu negócio;
  • Aumentar a credibilidade da marca, uma vez que o perfil de empresa no Google My Business transmite maior seriedade;
  • Criar campanhas inteligentes de Google Ads através do seu perfil de empresa;
  • Recolher estatísticas relevantes sobre o seu negócio e sobre os consumidores;
  • Proporcionar aos utilizadores uma experiência de navegação fácil e prática;
  • Trabalhar SEO.

Funcionalidades do Google My Business

As funcionalidades disponíveis no perfil de Google My Business vão depender da categoria que estabelecer para o seu negócio. Existem funcionalidades exclusivas para categorias específicas, como é o caso da restauração, por exemplo.

Ainda assim, muitas funcionalidades são comuns a qualquer um dos perfis de negócio, tais como:

  • Adicionar mais utilizadores com permissão para gerir o perfil do seu negócio (estão disponíveis as opções de proprietário principal, proprietário e gestor, cada uma com um nível de acesso diferente);
  • Criar publicações de conteúdo, ofertas, promoções, produtos ou eventos;
  • Definir o horário de funcionamento (com a opção de definir horários específicos para feriados e férias, por exemplo);
  • Permitir o agendamento de serviços;
  • Definir os atributos do seu negócio;
  • Analisar as estatísticas sobre a forma como os visitantes interagem com o perfil;
  • Caixa de avaliações e comentários com possibilidade de resposta;
  • Caixa de mensagens;
  • Criar um site para o seu negócio;
  • Vincular o seu perfil de Google My Business ao de Google Ads.

Google My Business para negócios locais

Um perfil de empresa no Google My Business é essencial caso tenha um negócio local. Porquê? Porque é a forma mais fácil de melhorar o posicionamento do seu negócio nos resultados da pesquisa. E é gratuito!

Dados do próprio Google dizem-nos que 76% das pessoas acabam por visitar um negócio até um dia depois de terem pesquisado por ele nas proximidades. Aparecer às pessoas numa pesquisa local garante-lhe maior visibilidade para o seu negócio e põe-o em vantagem em relação a outros negócios que não estejam tão próximos ou não tenham perfil de empresa no Google My Business. Isto acontece porque os resultados do Google My Business aparecem antes dos resultados normais de pesquisa, e poderá ainda aparecer num destaque do Google Maps.

Sendo assim, é fundamental rechear o seu perfil com o máximo de informação possível sobre o seu negócio e garantir que todas as informações estão corretas e devidamente atualizadas, principalmente nos campos que dizem respeito à localização.

Como funciona a pesquisa local no Google?

O Google classifica os resultados de pesquisa locais com base em três fatores principais:

  1. Relevância: Indica a qualidade da correspondência entre um perfil de empresa local e o que alguém está à procura. Preencher os dados completos no campo do endereço ajuda o Google a identificar qual é a sua empresa e como é que ela se enquadra nas respostas às pesquisas que foram feitas;
  2. Distância: Tem por base o quão longe está cada um dos resultados de pesquisa em relação à localização do utilizador. Se quem pesquisa não especificar nenhuma localização, o Google vai utilizar a geolocalização do dispositivo para determinar essa distância entre negócio e utilizador;
  3. Proeminência: Determina o quão conhecida é uma empresa ou negócio. Este parâmetro tem por base as informações disponíveis na web, a posição que o respetivo site ou loja online ocupa nos resultados de pesquisa, links ou artigos e a pontuação das críticas deixadas no perfil.

É importante ter estes fatores em conta se quer que o seu perfil apareça bem posicionado nos resultados de pesquisa local. Seguindo estas indicações, poderá ainda atrair mais tráfego para o seu negócio.


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Na Global Pixel, temos uma equipa de profissionais prontos para o ajudar a melhorar o seu negócio e trazer mais reconhecimento para a sua marca. Ajudamo-lo a conquistar o destaque que o seu negócio merece e a captar o interesse de potenciais clientes.

 

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